Batalhão Escola de Comunicações

De WikiDout
Ir para navegação Ir para pesquisar
Pátio interno do 1º B Com Ex, atualmente B Es Com, 1976

Histórico

O Batalhão Escola de Comunicações (BEsCom), também conhecido como Batalhão Barão de Capanema, é uma unidade do Exército Brasileiro, localizada no Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro e vinculada ao Grupamento de Unidades Escola - 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediado na mesma cidade[1].

Pavilhão de Comando do Batalhão Escola de Comunicações, arquivo da OM, 2016.

Com sede no Rio de Janeiro, em 06 de dezembro de 1943, utilizando-se a estrutura já existente da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Engenharia, foi criada a 1ª Companhia de Transmissões para integrar a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária da FEB, pelo Decreto-lei Reservado nº 6.073-A, tendo sido nomeado para o Comando da Subunidade o Capitão de Engenharia Cristóvão Massa. Em 09 de fevereiro de 1944, assumiu o comando da Companhia o Capitão MÁRIO DA SILVA MIRANDA. Em 29 de junho de 1944, o destacamento avançado da 1ª Companhia de Transmissões embarcou para a Itália, acompanhando o destacamento ZENÓBIO DA COSTA. Em 22 de setembro de 1944, o segundo e último destacamento da 1ª Companhia de Transmissões partiu do Porto do Rio de Janeiro com destino à Itália, integrando o Grupamento General CORDEIRO DE FARIAS, que desembarcou na Itália em 12 de outubro de 1944.

Ao consultarmos os arquivos e registros das atuações da FEB encontramos referências eloquentes da brilhante participação da Tropa de Transmissões na guerra. Os integrantes da 1ª Companhia de Transmissões participaram de todos os combates da tropa brasileira no território europeu, operando com eficiência, e mantendo as ligações necessárias a todo custo, superando o frio e a neve.

Com o surgimento do Batalhão Escola de Comunicações (B Es Com), foi adotada uma estrutura inédita, capaz de apoiar três diferentes escalões da Força Terrestre, o CML, a 1ª DE e o GUEs - 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, aumentando a sua eficácia no cumprimento das missões, testando novas doutrinas, sob o lema de instalar, explorar e manter o sistema tático de comunicações, tornando-se um verdadeiro "PORTAL DAS COMUNICAÇÕES".

Em 31 de Janeiro de 1953, a subunidade foi transformada em 1ª Companhia de Comunicações, recebendo no ano seguinte a designação histórica de "Companhia BARÃO DE CAPANEMA", em homenagem a "GUILHERME SCHÜCH DE CAPANEMA". Em 03 de novembro de 1965, a 1ª Companhia de Comunicações se transformou em 1º BComEx, herdando a denominação histórica de BARÃO DE CAPANEMA e o seu Estandarte Histórico. Em 22 de junho de 1995, o 1º Batalhão de Comunicações de Exército e a 9ª Cia Com Escola foram transformados em Batalhão Escola de Comunicações (B Es Com).

Ao longo de sua história a OM recebeu as seguintes denominações:

Em 06 de dezembro de 1943 – 1ª Companhia de Transmissões.

Em 31 de janeiro de 1953 - 1ª Companhia de Comunicações.

Em 03 de novembro de 1965 - 1ª Batalhão de Comunicações de Exército.

Em 22 de junho de 1995 – Batalhão Escola de Comunicações.

Descrição da Missão da OM:

A missão principal do B Es Com é instalar, explorar,  manter e proteger o sistema de comunicações de campanha do Comando Militar do Leste (CML), da 1ª Divisão de Exército (1ª DE) e do Grupamento de Unidades-Escola / 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUES), utilizando-se dos equipamentos de comunicações mais modernos do Exército Brasileiro.

Referências

  1. BRASIL. Batalhão de Comunicações Escola. Exército Brasileiro. Histórico do Batalhão de Comunicações Escola. 2022. Disponível em: http://www.bescom.eb.mil.br/historico. Acesso em: 04 out. 2022.[1]