2° Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola)

De WikiDout
Ir para navegação Ir para pesquisar

Histórico

Brasão Heráldico do 2° Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola)



O 2º Batalhão de Infantaria Motorizada (Escola) (2º B I Mtz (Es)), também conhecido como '''Regimento Avaí''' / ( ''Dois de Ouro'' ), é uma unidade do Exército Brasileiro, localizada no Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro e vinculada ao Grupamento de Unidades-Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediado na mesma cidade. Seu nome histórico evoca a Batalha de Avaí, durante a Guerra da Tríplice Aliança, da qual o regimento participou.

Suas origens estão vinculadas à fundação do Rio de Janeiro, por Estácio de Sá, quando o governador-geral do Brasil na época, Mem de Sá, instituiu o Terço do Rio de Janeiro, em 1567, composto por quatro companhias de infantes retirados dos logradouros de Minho e Douro. Essas frações, completadas por efetivos brasileiros, para combater os franceses na região da Baía da Guanabara.

No início do século XVIII, passa a ter a denominação Regimento do Rio de Janeiro e, em 1793, torna-se o 2º Regimento de Infantaria e, com a chegada da Família Real Portuguesa, passa a denominar-se 2º Batalhão de Fuzileiros da Corte.

Brasil independente

Da Independência até 1852, a unidade recebeu diversas denominações, mas foi como 10º Batalhão de Infantaria que deslocou-se para o sul do País a fim de tomar parte da Guerra da Tríplice Aliança , onde destacou-se pelo heroísmo dos seus integrantes em muitas batalhas: Passo da Pátria, Tuiuti, Itororó, Lomas Valentinas e Avaí, entre outras.

Em 1908, incorporou o 23º Batalhão de Infantaria (criado em 1888) e o 38º Batalhão de Infantaria (que combateu em Canudos), tornando-se o 2º Regimento de Infantaria (2º RI). Em 1935, combateu a Intentona Comunista. Reforçou o 1º Regimento de Infantaria – integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) – com 300 homens, na Segunda Guerra Mundial.

Em 1956, destacou um de seus batalhões para o Oriente Médio, em missão de paz, o chamado "Batalhão Suez", que durante dez anos permaneceu na Faixa de Gaza.

Sua denominação histórica Regimento Avaí foi concedida em 1962. Em 1972, para a ter a denominação atual e a sua atual subordinação.

Emprego

Atualmente, está vinculado ao Grupamento de Unidades-Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, servindo como batalhão preparatório de Infantaria e como unidade de pronto-emprego. Composto por três companhia de fuzileiros e uma companhia de comando e apoio esta instituição presta apoio a garantia da lei e da ordem toda vez que o estado maior do exército solicita.[1]

Missão

A fim de contribuir com GUEs/9ª Bda Inf Mtz e manter permanente capacitação profissional e prontidão operacional, o 2º BIMtz (Es) deverá:

  1. Atuar em operações de defesa da Pátria, em sua área de responsabilidade, para derrotar o inimigo que agredir ou ameaçar a soberania, a integridade territorial, o patrimônio e os interesses vitais do Brasil;
  2. Atuar de modo preventivo, repressivo e operativo em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), na forma da lei, em situação emergencial e temporária, após esgotados os instrumentos destinados à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, relacionados no art. 144 da Constituição Federal;
  3. Atuar, permanentemente, de forma preventiva na área sob jurisdição do seu Setor de Proteção Integrada (SESI);
  4. Ficar em condições de participar de operações internacionais, de acordo com os interesses do País; e
  5. Apoiar na formação, especialização e aperfeiçoamento dos quadros do Exército Brasileiro.

Organograma

O 2° Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola) é uma Organização Militar integrante do Comando Militar do Leste (CML). A unidade compõe o Grupamento de Unidades Escola – 9a Brigada de Infantaria Motorizada sendo subordinada pela 1a Divisão de Exército (1a DE).


Canção do Dois de Ouro

Marcharemos na vanguarda

No terreno mais hostil

O infante salvaguarda

O bom nome do Brasil

Vale mais morrer lutando

Que viver de premio vil,

Alerta! 2o Batalhão

Sentinela do Brasil!  


(ESTRIBILHO)


       Combaterás com galhardia,        

Defenderás teu Pavilhão

E honrarás a Infantaria

De Glóriosa tradição. (bis)


Se na luta falta sorte,

Não se abala o seu moral

Brasileiro! Prefere a morte

A curvar-se ao teu rival

Seja em qualquer momento

O teu escudo é teu fuzil...

Alerta! 2o Batalhão,

Sentinela do Brasil.  

   

  Combaterás com galhardia,        

Defenderás teu Pavilhão

E honrarás a Infantaria

De Glóriosa tradição. (bis)

Referências

  1. [1]BRASIL. 2º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola). Exército Brasileiro. Histórico do 2° Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola). 2022. Disponível em: http://www.2bimtz.eb.mil.br/index.php/institucional. Acesso em: 04 out. 2022.