Movimento e Manobra

De WikiDout
Revisão de 13h18min de 15 de agosto de 2018 por Admin (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar


                                             FUNÇÃO DE COMBATE MOVIMENTO E MANOBRA


.....

.....FUNÇÃO DE COMBATE MOVIMENTO E MANOBRA

.....A função de combate Movimento e Manobra constitui-se um dos elementos do poder de combate terrestre a ser aplicado para a execução de operações militares. Caracteriza-se pela capacidade de deslocarou dispor forças de forma a colocar o inimigo em desvantagem relativa e, assim, atingir os resultados que, de outra forma, seriam mais custosos em pessoal e material. Contribui para obter a superioridade, proveitar o êxito alcançado e preservar a liberdade de ação, bem como para reduzir as próprias vulnerabilidades. Procura destruir a coesão inimiga por meio de variadas ações localizadas e inesperadas.

.....A função de combate M2, definida como o conjunto de atividades, tarefas e sistemas inter-relacionados, empregados para deslocar forças, de modo a posicioná-las em situação de vantagem em relação às ameaças, à semelhança das demais funções descritas na doutrina em vigor, visa a permitir ao componente terrestre cumprir sua missão operativa, relacionando a modalidade de planejamento de operações que considera as funcionalidades das atividades às tarefas a serem executadas para a consecução do objetivo proposto.

.....O êxito do movimento e da manobra está diretamente ligado à flexibilidade na organização de forças, no apoio logístico, ao adequado comando e controle, à mobilidade, ao grau de adestramento, à qualidade do planejamento, à disciplina, à iniciativa e ao aproveitamento de oportunidades no tempo e no espaço.

.....Nas operações militares contemporâneas, a manobra procura afetar a coesão do oponente por intermédio de variadas ações rápidas, localizadas e inesperadas. O inimigo é submetido a uma situação de turbulência, que provoca a deterioração de sua capacidade e combate.

............

............

.....

.....Movimento

.....Deslocamento ordenado de forças até a área de concentração estratégica, na entrada do teatro de operações ou área de operações (TO/AOp), visando ao cumprimento de uma missão, em condições nas quais não se prevê uma interferência significativa do oponente.

.....Manobra

.....Deslocamento de uma tropa que esteja em contato ou que tenha a previsão de contato com uma força oponente, sempre com a finalidade de posicionar-se de maneira vantajosa em relação à ameaça que esse inimigo representa, buscando derrotá -lo.

.....Alcance Operativo

.....Distância e o tempo pelos quais uma força tem condições de empregar, com sucesso, o seu poder de combate.

.....Arte Operacional

.....É aquela que, por meio de um arranjo de ações táticas em tempo, espaço e finalidade, busca objetivos estratégicos e operacionais no todo ou em parte. A arte operacional traduz o enfoque cognitivo de comandantes e estados-maiores (EM), apoiados por suas habilidades, conhecimentos, experiências, criatividade e julgamento, para desenvolver estratégias, campanhas e operações a fim de organizar e empregar forças militares terrestres quanto aos meios, modos e finalidades, considerando os riscos inerentes às operações.































______________________________________________________________

.........................................OPERAÇÕES NO AMPLO ESPECTRO

..... O conceito operativo do Exército é definido pela forma de atuação da Força Terrestre no amplo espectro dos conflitos, tendo como premissa maior a combinação, simultânea ou sucessiva, de operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, ocorrendo em situação de guerra e de não guerra. A situação determinará a preponderância de uma operação sobre outras. O conceito é abrangente e busca orientar as operações terrestres de curto e médio prazo. Caracteriza-se ainda pela flexibilidade, isto é, pode ser aplicado a qualquer situação no território nacional e/ou no exterior.

.....As experiências, colhidas nos conflitos armados/guerra das últimas décadas, indicam que os confrontos formais entre atores estatais beligerantes vêm tomando outras conformações. Outras variáveis têm sido agregadas à forma de solução de antagonismos, dando origem a novos paradigmas de combate. Ainda assim, apesar das mudanças observadas na arte da guerra, mesmo que ocorram assimetrias, os conflitos permanecem marcados pelo emprego da violência. Voltar à Comando e Controle








Voltar ao Topo



______________________________________________________________

                                             MORTEIRO PESADO 120mm


..... O Mrt P 120 mm M2 raiado será empregado, inicialmente, em batalhão de infantaria blindado (BIB), regimento de carros de combate (RCC), regimento de cavalaria blindado (RCB) e regimento de cavalaria mecanizado (R C Mec) e, para experimentação doutrinária de emprego, em grupo de artilharia de campanha paraquedista (GAC Pqdt), grupo de artilharia de campanha leve (GAC L) e grupo de artilharia de campanha de selva (GAC Sl). Trata-se de uma arma de alma raiada, de carregamento pela boca e trajetória curva. A rusticidade, a facilidade de manejo e a sua mobilidade, aliadas a uma apreciável precisão e à alta letalidade de sua munição, conferem ao Mrt P 120 mm M2 raiado características de importante arma de apoio imediato, apropriada para o emprego em unidades de combate. As unidades de Artilharia que vierem a ser dotadas com o Mrt P 120 mm M2 raiado deverão adaptar-se às características do material, à doutrina e ao emprego da arma.

.....A missão do Pel Mrt P ou Sec Mrt P é dar apoio imediato e contínuo aos elementos do Btl (Rgt). É organizado, equipado e treinado para cumprir essa missão. Um apoio eficiente exige posições favoráveis, boa observação, comunicações ininterruptas, pronto remuniciamento e uma técnica eficiente de tiro e seu respectivo controle.Discussão

Morteiro Pesado 120mm.jpg
























Voltar ao Topo